Channel: O CicloComputeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 26

Ciclotur São Pualo e Rio – Etapa 5 – De Paraty a Cunha e a viagem começa a chegar ao fim.

$

Em Paraty fizemos outra mudança de planos e ficamos por lá por mais um dia. Precisávamos descansar e nos preparar para a subida. Para quem não sabe a estrada que liga Paraty a Cunha é pequena e as cidades são separadas por cerca de 45 km. O problema é que esta estrada corta o parque da Serra da Bocaina e por isso tem 10 Km de estrada de terra muito ruins. Dessa forma saímos de Paraty às 9:00 e chegamos as 18:00 em Cunha.

Mirante na subida! Vista linda!

Pássaros muito de perto!

A estrada é linda com mirantes maravilhosos e em alguns pontos pode-se apreciar a fauna e a flora de formas ímpares. É un esforço tremendo, ainda mais com carga. Mas garanto: vale cada esforço. Para os mais receosos dessa subida existe a opção de vir de Cunha para Paraty pelo mesmo caminho. Mas tem-se que tomar cuidado para não se empolgar com a descida e deixar as maravilhas naturais de lado! No meio da subida há uma pequena choupana onde funciona um bar. Não acredito que este bar tenha muitos clientes, já que o trânsito na estrada é pequeno. Mas foi um ótimo ponto para fotografarmos uns animais! Haviam dois esquilos se alimentando e uma família de pássaros verdes parecidos com mini papagaios, que conseguimos fotografar de muito perto. A parada foi muito boa e seguimos viagem. Ainda tínhamos mais uns 6 km até o asfalto. Pedalamos bastante e parecia que este asfalto não chegava nunca. No meio do caminho encontramos três funcionários do DER-RJ que estavam fazendo análise topográfica da estrada. Devem estar trabalhando para o futuro asfaltamento da estrada. Asfaltamento que o pessoal diz em Cunha que é prometido a mais de 10 anos! Bom nessa parada nós fomos informados que faltavam 4.5 Km para o asfalto e o fim das subidas. Pedalamos por 5 km e finalmente chegamos ao asfalto. Dali eram muitas descidas e umas subidinhas pequenas até a Pousada Candeias, onde ficaríamos hospedados.

Serras lindas!

Chegamos ao km 58,5 da etrada onde deveríamos sair para chegar a pousada. Teríamos 1 km de terra até a pousada. Já eram quase 18:00 quando uma 4×4 passou ao nosso lado e nos perguntou se estávamos cansados. O homem era o senhor Toninho proprietário da pousada. Ele nos explicou que estávamos a menos de 300 metros da pousada mas que depois de entrarmos na propriedade teríamos uma subida grande. Realmente a subida era íngreme e enorme. Por um momento pensei se eu não teria escolhido a pousada errada. A verdade é que subi pedalando e lá em cima ele me ofereceu para descermos de pick-up e resgatar a Eliane. Resgatamos a Eliane e fomos apresentados ao nosso chalé. Um chalé um pouco mais ao alto na pousada, com uma lareira e muito aconchegante! Comecei a gostar da coisa. Seria uma lugar para desconectar de tudo, principalmente pois aqui não pega celular! Para completar seriamos recebidos por um jantar de cremes e caldos que iriam cair redondinho com o frio e com o esforço que nos havíamos feito!

Voltando ao estado de São Paulo!

Depois de uma banho magnifíco descansamos um pouco e fomos para o jantar. Fomos recebidos com um caldo verde ANIMAL e uma cesta de pães quentínhamos. Foi nessa hora que percebemos que peão é sempre peão e nossa fome era tanta que comemos uma panela quase inteira de caldo verde sozinhos. Somente eu e a Eliane. A Pousada Candeias é excelente, primeiro por aceitarem alterar o nosso check in tantas vezes. Fomos recebidos super bem pelo Toninho e pela sua esposa Kika. Fomos muito bem orientados com relação à subida, inclusive com as kilometragens exatas de terra e asfalto até chegarmos. O café da manhã é excelente com pães fresquinhos, geléias feitas pela própria Kika, manteiga de produção de um latícinio local, furtas fresquinhas e bolos fresquinhos feitos pela Kika também! Ótimo para recarregar as energias e começar um dia muito bem. A pousada fica distante de Cunha 13 km e é um local excelente para ficar isolado e curtindo o ócio. Clique aqui para ter mais informações sobre a pousada.

Região serrana de Cunha!

Para chegar em Cunha temos umas subidinhas, mas fazê-las sem carga foi muito bom. A Kika inclusive nos ofereceu carona para a cidade quando fosse levar e buscar o filho do colégio, mas achamos que ia ser complicado ficar sem bike na cidade. Então resolvemos ir pedalando e de bike conhecer as inúmeras cerâmicas que fazem a fama da cidade! Cunha é uma cidade com área urbana minúscula mas com uma área gigantesca e belezas naturais incríveis! Realmente um lugar para ser visitado outras vezes e fazer várias trilhas e conhecer várias cachoeiras e pontos turísticos. Teremos que voltar aqui para ver a Pedra da Marcela, um lugar a 1800 metros de altura de onde em dias de tempo bom é possível ver Paraty e Angra dos Reis. Realmente um lugar lindo, mas que não pudemos visitar pois o tempo não estava ajudando!

Nossa viagem originalmente seria de seguir para Guaratinguetá e de lá passar poor Aparecida e Pindamonhangaba, mas resolvemos mudar. Descidimos que seria muito mais tranquilo seguirmos direto para Guará e de lá tomar um ônibus para Sampa e encerrarmos a nossa saga. Dessa forma amanhã deixamo Cunha com destino a Guaratinguetá chegando em Sampa a noitinha. Onde faremos um intermodal de Metrô e pedal para chegar em casa. Vai ser muito legal pois saímos de casa de bike e chegaremos em casa de bike! Muito show. É muito legal olhar para tudo o que fizemos e passamos desde que saímos e dá uma saudade boa. Olhamos as fotos de Salesóplis e Paranapiacaba nos primeiros dias de viagem e parece que está tudo tão lá atrás… Como noss país é lindo e cheio de potencial para turismo! Espero poder percorrer esta e outras rotas inúmeras outras vezes com a minha gatinha e os meus amigos. Definitivamente essa história de cicloturismos vicia!

Mais um belo take da serra!

Pessoal, amanhã se der faço outro post sobre o fim da viagem e um balanço de tudo que fizemos.